Receba Novidades!
Receba Novidades!
PROJETO
CABEAMENTO
O PROJETO CABEAMENTO é um sistema composto por uma infraestrutura comum de pontos, tubulações, cabos e equipamentos, com objetivo de atender com flexibilidade às aplicações de dados, voz e imagens de uma edificação, se adequando às mudanças de layouts, demandas e novas tecnologias. Investir em cabeamento estruturado é importante não só para as empresas, mas também para a valorização dos imóveis e para o bom desempenho da infraestrutura do negócio.
Com a utilização cada vez maior de equipamentos de comunicação, o uso de computadores e outros equipamentos interligados por redes se tornou algo indispensável tanto para empresas como para residências já há bastante tempo.
Por conta da demanda exigida pelo maior volume de consumo desses equipamentos, é preciso ter uma rede sempre estável e bem planejada que possibilite compartilhar toda as opções multimídias.
Para que se tenham essas redes estáveis é fundamental a instalação de infraestruturas e projeto de cabeamento estruturado, sistema baseado na padronização de conectores e meios de transmissão.
Todos os seus elementos são planejados para obter os melhores resultados possíveis.
Alguns desses elementos são:
-
Tipo de cabo e seus encaminhamentos
-
Equipamentos
-
Servidores
-
Estações de trabalho
Para executar esse planejamento e concluir a implementação do cabeamento estruturado, são realizadas quatro etapas principais, que são:
Infraestrutura de entrada: define as instalações de entrada para realizar a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento estruturado.
Sala de equipamentos: setor separado especificamente para agrupar os equipamentos principais da rede, como servidores, roteadores, switches e armários de conexões principais.
Cabeamento vertical: interliga os armários da sala de equipamentos aos armários de telecomunicações. Em cada andar é destinado uma sala para esses armários que tem a função de ligar o cabeamento vertical ao cabeamento horizontal.
Cabeamento horizontal: interliga os cabos de cada sala de telecomunicações até as tomadas das estações de trabalho para interligação dos equipamentos dos usuários à rede.
SEGUIMOS AS SEGUINTES ETAPAS EM UM PROJETO CABEAMENTO
1 - LEVANTAMENTO E PLANEJAMENTO
Levantamento das necessidades do cliente.
Planejamento dos elementos do projeto de cabeamento e local da instalação.
2 - DIMENSIONAMENTO
Dimensionamento da tubulação, cabos, definição dos pontos de utilização, para interligação dos equipamentos dos usuários à rede.
3 - ELABORAÇÃO DO PROJETO
Elaboração do projeto com todos os detalhamentos do sistema.
VANTAGENS DE TER UM PROJETO CABEAMENTO EM SUA OBRA
-
Projeto realizado conforme as normas vigentes;
-
Fácil instalação de conexões novas;
-
Custo reduzido a médio e longo prazo;
-
Integração de diversas aplicações em um único cabeamento;
-
Possibilita vida útil maior para o sistema de cabeamento;
-
Utilização máxima da capacidade da rede;
-
Posicionamento correto dos elementos do sistema;
-
Facilidade em eventuais manutenções;
-
Auxílio na instalação do sistema, evitando erros.